LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 março 2015

Top 3: Origem dos clássicos que a gente adora


Hoje o texto trás um pouco de história da moda, conhecimento nunca é demais quando o assunto é moda, peças que são nossas queridinhas, que trazem um peso enorme na história da moda. Que tal agregar mais conhecimento na hora de montar seu look? Continue lendo.

Pied de Poule / Coq


Origem

Os nomes pied de poule e pied de coq tem origem francesa que significa “pé de galinha, na estampa pequena e pé de galo, na estampa maior''. É um xadrez que  se concluí do entrelaçamento dos fios de trama com os de urdume, formando uma imagem semelhante a um pé de ave. Criado também na França para moda urbana, provém do tecido de lã do príncipe de Gales. A primeira celebridade a usá-lo foi Duque Windsor. Este tipo de tecido de lã foi muito popular na aristocracia Inglesa do séc. XIX e XX.



Evolução

A estampa pied-de-poule se popularizou graças a estilista Coco Chanel, e eternizou na moda feminina, mais usado  em tecidos  grossos como o tweed,  especialmente para roupas de inverno. Depois o estilista Christian Dior trouxe-o para os desfiles de moda. Em 1948, Dior usou o pie-de -poule em xadrez nas caixas de perfumes, e denominou-as de pied-de -poule em xadrez.



Hoje em dia

A peça trás com ela muitos nomes de grande peso no mundo da moda, hoje ela é considerada a estampa mais clássica entre as estampas, por ter a padronagem em preto e branco, torna-se fácil de combinar , peças pied de poule/coq são os aclamados must-have, você precisa ter, o melhor de tudo é que a peça nunca irá sair de moda, é um peça atemporal que a gente pode usar sempre. É possível também combinar a estampa com decoração, para deixar o ambiente mais fashionista e elegante.


Animal Print


Origem

Desde os primórdios da humanidade, as peles de animais já serviam para proteger os seres humanos contra o frio. Antigamente, usar pele de animal era símbolo de status e poder, usada por reis, nobres e figuras religiosas. As estampas de animais, assim como suas peles, começaram a ter seu status fashion no século XVIII, por remeterem ao universo exótico da África, e seus animais selvagens, e viraram sinônimo de ousadia e luxo.


Evolução

Com o tempo, o pelo de animal teve maior valorização do que a pele em si,  e então começou o animal print como conhecemos hoje. O primeiro a usar a estampa de onça em suas coleções foi Christian Dior na década de 40 em um vestido propriamente chamado Africa. No cinema entre os anos 50 e 60,  a estampa transformou-se símbolo de elegância e sofisticação. Já na década de 80 a combinação de animal print com cores fortes como pink e verde limão foram a sensação da década voltada para o glam rock super exagerado. Decaiu nos anos 90 sendo associado a roupas vulgares.



Hoje em dia

Animal print é sinônimo de charme, a estampa tornou-se queridinha, bombou desde acessórios, como echarpe até sapatos, ganhou muitas adeptas. O animal print agora está cada vez mais fashionista, misturar estampas de animais é uma outra tendencia, ela vem se reinventando a cada ano, e amamos a cada evolução. Hoje as peças que estão em mais evidencia são as com rostos dos bichos estampados nas peças. Também ama o reino animal? Use muito.


Peplum


Origem

Peplum, que significa “túnica” no grego, o volume que faz como a túnica que cai sobre a roupa.
Na frança em 1941, durante a Segunda Guerra mundial as peças com peplum causou protesto contra os nazistas, o  tecido “sobrando” trouxe revolta em diversos países, pois vários passavam por um momento de dificuldade financeira e de racionamento de tecido. 


Evolução

Foi resgatado pela coleção Carola ou New Look do estilista Christian Dior que trazia a jaqueta Bar com um babado no quadril e recorte bem estruturado,era um forte desejo das mulheres nos anos 40, pois o efeito do peplum conseguia deixar a mulher mais acinturada e magra. A jaqueta de Christian é um clássico e marcou o peplum na história da moda.



Hoje em dia

Hoje essa feminilidade é ressaltada e surge nas peças com o babado. Nosso amado peplum que aparece em diferentes peças, blusinhas e até saias, se combinado com um salto alto pode garantir um look fashion bem elaborado. A peça é uma grande aliada na hora de definir a silhueta.  O peplum era uma peça mais sofisticada, hoje ela invadiu o guarda-roupa das mulheres de todo o mundo. Invista nessa tendencia, mas cuidado pois se tiver o quadril muito largo opte por peplum de cor escura e se tiver com uma barriguinha invista no peplum  maior.



Incrível não? Saber mais sobre alguns itens é regenerador, faz a gente olhar os clássicos e refletir mais sobre a sua evolução. Estão loucas para usar e repassar essas informações? Pois bem, vamos arrasar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário